Travessa de S. Brás, n.º 19 - 2000-083 Santarém
·
+351 243 333 241
csisantarem@csisantarem.pt

Unidade “Padre Manuel Francisco Borges”

A Unidade Padre Manuel Francisco Borges, situada na Travessa de S. Brás, que teve a sua génese em obras de alargamento e melhoramento da antiga “Unidade do Milagre” no ano de 2006, possui um Jardim de Infância, constituído por duas valências de Creche e uma de Pré-Escolar, o Departamento de Recursos Humanos e o Departamento Financeiro e Administrativo.

As Creches situam-se no 1º andar da ala direita e esquerda, sendo compostas por berçário, sala de 1 ano, sala de 2 anos e refeitório. A valência do Pré-Escola situa-se no r/c do mesmo edifício, sendo constituída por seis salas: duas de três anos, duas de quatro anos e duas salas de cinco anos. Os utentes destas valências podem ainda usufruir de dois espaços exteriores (pátios) parcialmente cobertos.

Todos estes espaços estão equipados com material didáctico diversos e adequado às idades.

Esta Unidade possui ainda uma cozinha que confecciona, diariamente, as refeições de almoço e lanche e um refeitório, que se destinam aos utentes e funcionários afectos a todas as valências desta Unidade.

Sendo a criança um ser em desenvolvimento progressivo, individual e digno do mais profundo respeito, necessita de um local onde deva ser amada, respeitada na sua originalidade e ajudada a crescer harmoniosamente. Tendo em atenção estas considerações, as salas obedecem a uma determinada lotação, que tem em conta a idade das crianças, sendo a sua frequência mista, de rapazes e raparigas, num total de 68 crianças nas Creches e 150 crianças no Pré-Escolar, provindo de meios sócio económicos e culturais diversos, residindo em várias freguesias da cidade.

De forma a garantir o bom funcionamento da Unidade e para que se concretizem, com êxito, os objectivos do Plano de Actividades, são necessários o empenho e dedicação de todos os colaboradores da Unidade (Educadoras de Infância, Ajudantes de Acção Educativa, Cozinheira, Ajudantes de Cozinha, Empregadas Auxiliares de Limpeza), contanto igualmente com as estagiárias oriundas da parceria existente com a Escola Superior de Educação de Santarém, a Escola Técnica e Profissional do Ribatejo e Instituto de Emprego e Formação Profissional, e com o envolvimento dos Encarregados de Educação, assim como os Professores das Actividades Extra Curriculares. Cabe ainda à Coordenadora Pedagógica orientar e coordenar a organização e o planeamento do trabalho pedagógico (Projectos Educativos, Pedagógicos e Relatórios), em conjunto com a Directora do Pelouro Pedagógico e Educadoras das salas, procedendo à respectiva supervisão e avaliação dos mesmos e gerir os recursos humanos, materiais e financeiros da Unidade.

Em consonância com o Projecto Educativo da Unidade, sob o tema “Educar para a Vida” e com base na problemática da preservação do meio ambiente, as Educadoras de Infância das respectivas valências elaboraram o seu Projecto Pedagógico de Sala e o seu Plano de Actividades, de acordo com os interesses e necessidades específicas de cada grupo de crianças. A problemática escolhida tem como objectivo principal fomentar nas crianças atitudes de respeito e de valorização crítica pelo meio ambiente, bem como na inter-relação com os seus pares.

Cabe-nos, a todos, proporcionar experiências de aprendizagem que promovam valores nas crianças, de futuros cidadãos conscientes e preocupados com eles próprios, com os outros, com o meio ambiente e com o Planeta em que vivem.