Travessa de S. Brás, n.º 19 - 2000-083 Santarém
·
+351 243 333 241
csisantarem@csisantarem.pt

Unidade João Arruda

 “Emoldurada entre a colina da cidade alta e o famoso Tejo, fica a Ribeira de Santarém, freguesia de Santa Iria, nome que lhe foi atribuído por aqui ter vindo passar a lendária Santa Iria ou Santa Irene, que deu nome a Santarém. É nesta localidade muito antiga, com um importante passado histórico e de velhas tradições que se encontra uma das cinco unidades do Centro Social Interparoquial de Santarém (CSIS). A Unidade João Arruda, assim designada em homenagem ao Dr. João Arruda e a seu filho, Dr. Virgílio Arruda, ilustres figuras no campo das Letras, da Cultura e da Informação, filhos da Ribeira de Santarém. Com a integração do Centro Paroquial de Santa Iria no CSIS, obras de restauração e alargamento das instalações foi possível a implementação das valências existentes, dando uma resposta social às necessidades da população da freguesia de Santa Iria e outras. A Unidade João Arruda é, sem dúvida, um bem para esta terra e proporciona melhor qualidade de vida aos seus utentes.

Ludovica Serrão

A Unidade João Arruda situada na periferia da cidade de Santarém, na Ribeira de Santarém, acolhe as valências de Creche, Pré-Escolar, Centro de Dia, Centro Comunitário e Apoio Domiciliário.

O Centro de Dia é um equipamento que pretende satisfazer um conjunto de serviços, cuja finalidade é contribuir para a manutenção dos Idosos no seu meio sócio-familiar.

Os objectivos da nossa acção passam igualmente pela prestação de um serviço que permita satisfazer as necessidades básicas do Idoso, pela interacção entre o Idoso e os diferentes factores sociais com os quais se relaciona.

Para além dos serviços relacionados com a alimentação, higiene, vestuário e todos os cuidados necessários para conferir dignidade e qualidade de vida aos Idosos, o Centro de Dia ainda oferece soluções para a ocupação de tempos livres.

O Centro Comunitário João Arruda é uma estrutura polivalente de vocação social global, que tem por princípio organizar respostas integradas, face às necessidades da população, numa função de carácter preventivo e minimizador, assumindo-se também como agente dinamizador da solidariedade social, da participação das pessoas, famílias e grupos sociais, como factor de desenvolvimento local. Tem ao dispor da comunidade local os serviços de Atendimento/Informação; Centro de Apoio ao Conhecimento e Integração (CACI); Cafetaria; Lavandaria; Telefone Público e serviço de refeições.