Travessa de S. Brás, n.º 19 - 2000-083 Santarém
·
+351 243 333 241
csisantarem@csisantarem.pt

Centro de Dia

A valência de Centro de Dia é um espaço de acolhimento e desenvolvimento para idosos. Está organizada de forma a ter actividades permanentes e variadas, lúdicas e construtoras de um envelhecimento saudável. São actividades facultativas e convidativas, acompanhadas por voluntários, coordenadas pelas Directoras Técnicas e executadas pelos idosos com a colaboração das animadoras e das ajudantes de acção directa. Pretende ser um serviço integrado de protecção à pessoa idosa, constituindo uma acção complementar à família, que deverá ser co-responsabilizada na prestação do serviço do qual também é beneficiária. A prestação deste serviço tem em conta o desenvolvimento integral da pessoa humana, na prossecução de uma melhor qualidade de vida, integrada na perspectiva de direitos humanos e sociais que a todos assiste.

Das actividades que se realizam no Centro de Dia, realçamos o transporte dos utentes, as higienes pessoais, as refeições, o tratamento de roupa e por fim as actividades de animação cultural.

O Centro Social Interparoquial de Santarém tem duas valências de Centro de Dia, uma na Unidade D. António Francisco, localizada no centro histórico da cidade, que, pela qualidade do serviço e pela localização, tem sido alvo de bastante procura por parte da população de Santarém, prestando cuidados a uma média de 26 utentes. O outro Centro de Dia pertence à Unidade João Arruda na Ribeira de Santarém, a prestar serviços a uma média de 17 utentes, números estes que têm vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Os Acordos de Cooperação assinados com a Segurança Social para esta valência são de 26 e 9 utentes respectivamente.

Como actividades programadas acontecem várias festas, convívios, passeios, visitas culturais, entre outras. Semanalmente ocorrem aulas de música e de ginástica.

1874